Diagnosticando a Menopausa Precoce

Diagnosticando a Menopausa Precoce

diagnosticando-a-menopausa-precoce

A menopausa é algo inevitável na vida da mulher, aliás, há três coisas simplesmente inevitáveis na vida feminina, a primeira é a menarca, a segunda é a menopausa e a terceira é a morte, que é inevitável até mesmo na vida masculina, diga-se de passagem. Apesar de não ser o foco deste artigo, a menarca é a primeira menstruação e como todos sabem, a menopausa é a ausência da mesma por pelo menos 1 ano, quando isso ocorre a mulher está oficialmente na menopausa e já não pode, infelizmente, ter mais filhos, pois o processo de produção de hormônios já cessou no organismo.

Geralmente a menopausa ocorre entre os 45 e 55 anos de idade na mulher, mas em raros os casos acontece já aos 30 anos de idade, o que pode acontecer com todas, por essas e outras que é preciso ficar atenta nos sintomas da menopausa para saber se esse problema que está ocorrendo com você já pode ser os primeiros sintomas do climatério.

Sintomas da Menopausa Precoce

Assim que o corpo para de produzir hormônios, mais precisamente o estrogênio e a progesterona, o corpo fica totalmente desregulado e isso ocasiona diversas complicações, tais como: ondas de calor, alterações de humor, diminuição do desejo sexual, problemas de sono, secura vaginal, suores noturnos e principalmente períodos menstruais irregulares.

A menopausa precoce geralmente se dá devido ao natural, ou seja, pode-se acontecer sem você ter quaisquer problemas, porém, tratamentos de câncer também podem levar a mulher a ter a menopausa precoce, mas, isso é dito pelos médicos antes, durante e após todo o tratamento. A Síndrome de Turner também pode levar a mulher a esse quadro específico. A cirurgia de remoção de útero e ovários também provoca a menopausa pois não haverá mais a produção de hormônios.

Ou seja, há diversos meios de se ter a menopausa precoce e a melhor forma de se diagnosticar isso é reparar no espaçamento menstrual, o comum é menstruar todos os meses, porém, quando o período do climatério vem chegando a menstruação fica cada vez mais espaçada, sendo assim, a mulher começa a menstruar de 45 em 45 dias, de 90 em 90 dias, de 180 em 180 dias.

A partir disso já dá para ter uma ideia da menopausa precoce, o melhor a se fazer após notar isso é ir ao seu ginecologista de confiança para ele dar o diagnóstico final. Um terapeuta nesta fase da vida também é muito importante, pois a mulher fica abalada emocionalmente, principalmente se o desejo dela fosse ainda engravidar.

Para os sintomas da menopausa melhorarem é recomendável praticar uma dieta rica em fibras, como frutas, legumes e cereais. Vitaminas e minerais também é extremamente essencial, assim como cálcio e vitamina D que ajuda contra a osteoporose. Fazer exercícios físicos regularmente é essencial para manter a saúde em dia e evitar o ganho de peso, comum nessa fase da menopausa. Bebidas alcoólicas, refrigerantes e fumar está totalmente proibido nesta fase se você quer viver bem com a menopausa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *