Dá Para Emagrecer na Menopausa?

Dá Para Emagrecer na Menopausa?

da-para-emagrecer-na-menopausa

A menopausa é um período difícil da vida da mulher, porém, inevitável e que marca uma data importante, é quando ela não pode ter mais filhos devido a ovulação que se para. Geralmente a menopausa acontece entre os 45 e 55 anos de idade, mas pode variar para mais ou para menos dependendo de como foi a vida da mulher ao longo dos anos, se ela praticou hábitos saudáveis, se praticou exercícios físicos regularmente e etc…

Um dos principais sintomas da menopausa, que já começa no climatério, diga-se de passagem, é com toda certeza o aumento de peso e, felizmente é possível reverter esse quadro se tomados alguns cuidados básicos a partir do momento que se verificar os primeiros espaçamentos na menstruação. Para melhores detalhes vamos explicar abaixo qual é o momento exato em que a mulher entra definitivamente na menopausa.

O corpo produz alguns hormônios e com o tempo o organismo vai deixando de produzir estes e dessa forma o corpo desregula de uma forma inexplicável. O hormônio que deixa de ser reproduzido é principalmente o estrogênio, sendo assim, a mulher começa a ter diversas complicações, dentre eles o ganho de peso, suor excessivo, calor excessivo e muitos outros sintomas da menopausa.

Quando o corpo para de gerar o estrogênio a menstruação vai ficando cada vez mais espaçada, ou seja, ela não é de mês em mês e sim de 45 em 45 dias, e vai aumentando significamente mês a mês. Ou seja, nesta fase já dá para perceber os primeiros sintomas e essa fase é conhecida como climatério, a menopausa só estará oficialmente na sua vida quando não haver mais nenhuma menstruação no seu corpo ao longo de 12 meses.

E 1 ano é tempo suficiente para você já começar a se cuidar contra este terrível sintoma da menopausa, o aumento de peso. Caminhadas leves e moderadas regularmente ajuda e muito a reter gordura nessa fase da vida, até em relação aos seios, momento da vida da mulher onde ele começa a reter mais gordura localizada e pode ficar com um aspecto mais envelhecido e até cair um pouco devido à gravidade.

Evitar consumir açúcar e sal em excesso e principalmente ingerir alimentos condimentados é superimportante para a plena saúde do corpo. Prefira nessa fase da vida comer muitos alimentos a base de soja, como o tofu, por exemplo e, em hipótese alguma beba alguma coisa que contenha álcool, refrigerante então nem se fala, é simplesmente um veneno nessa fase da vida da mulher. Prefira sucos naturais como o maracujá, por exemplo, que contém hormônios e ajudam a acalmar os ânimos, até porque um dos sintomas principais da menopausa é também a irritabilidade.

Tomar leite é essencial e ajuda a emagrecer, quem está na menopausa tem uma predisposição em adquirir a temida osteoporose e o leite contém cálcio e ajuda a fortalecer os ossos, ossos estes que vão ser bastante exigidos nas atividades físicas para você emagrecer de forma saudável na menopausa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *