Aprenda a Reconhecer e a Conviver Com Sua Menopausa

Aprenda a Reconhecer e a Conviver Com Sua Menopausa

aprenda-a-reconhecer-e-a-conviver-com-sua-menopausa

Quando surge algum problema na vida da mulher, mais precisamente em relação a saúde, nem sempre todas estavam preparadas pois não era algo esperado, porém, a menopausa é algo comum nas mulheres e algo inevitável, por essas e outras é que toda mulher deve saber quais os sintomas deste problema para reconhecê-los quando chegar o momento, momento este que acontece dos 45 aos 55 anos de idades, diga-se de passagem, mas, pode-se acontecer antes ou até depois deste tempo, varia muito da qualidade de vida da pessoa e de como ela se cuidou neste tempo.

Saber o momento que se está entrando na menopausa é muito importante para já tomar alguns cuidados necessários para se conseguir viver bem com a menopausa, caso contrário o inevitável poderá se tornar um tremendo tormento na vida da mulher. A menopausa está oficialmente na vida da mulher quando o sangramento vaginal já não acontece mais pelo período de 1 ano. Assim que a mulher vai tendo o espaçamento na menstruação já se deve perceber que o corpo parou de produzir hormônios importantes para o corpo, como o estrogênio e a progesterona, por exemplo, sem eles o corpo começa a trabalhar irregularmente e os sintomas já começam a aparecer.

Os sintomas mais comuns na menopausa é o temido fogacho, é uma onda de calor que aparece na parte superior do corpo, mais precisamente no rosto e atrás do pescoço, mais precisamente na nuca. Para melhorar este problema que ocorre por apenas alguns minutos o ideal é jogar água fresca nestes locais e esfregar, porém, muitas mulheres utilizam água fria, o que é muito pior e pode até aumentar a temperatura corporal piorando a situação. Outros problemas comuns na menopausa é a secura vaginal o que atrapalha e muito a relação sexual, até afetando a mulher emocionalmente, o que a pode levar a quadro de depressão e a irritabilidade.

O aumento de peso também é comum nessa fase da vida, assim como é também um sintoma de quando os hormônios estão começando a se produzir no organismo, mais precisamente na menarca, época da vida da mulher que ocorre a primeira menstruação. Muitas mulheres acabam engravidando por acharem que já estão na menopausa e param de tomar o anticoncepcional, por essas e outras que é muito importante saber realmente quando se está ou não na menopausa.

Como já fora dito, a menstruação começa com espaçamentos e não é mais de 30 em 30 dias, mas sim de 90 em 90 dias, mas isso não quer dizer que já chegou a menopausa, isso quer dizer apenas que a mulher está na fase do climatério, para ela estar oficialmente na menopausa é preciso 12 meses sem menstruar, aí sim os hormônios estão escassos do organismo. Assim que identificado os primeiros sintomas da menopausa você já deve consultar o seu ginecologista o quanto antes para ele poder ver para você o melhor tratamento e o mais indicado para a sua ocasião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *