Aprenda a Conviver Bem Com a Menopausa

Aprenda a Conviver Bem Com a Menopausa

aprenda-a-conviver-bem-com-a-menopausa

Infelizmente a menopausa acontece em todas as mulheres lá pelos 45 até os 55 anos de idade, é uma fase inevitável e com ela vem juntos diversos outros sintomas que não mudam apenas o corpo da mulher mas também a mentalidade da mesma. A menopausa está oficialmente em jogo quando não há menstruação por 1 ano, que é onde se encerra os ciclos menstruais e ovulatórios e, isso acontece devido a baixa na produção do hormônio estrogênio pelo organismo.

Com essa baixa acontece os sintomas que são variados, como por exemplo: depressão, insônia, sudorese, ondas de calor, secura vaginal, diminuição da libido, lapsos mentais, osteoporose, aumento de enfarte, aumento de peso dentre outros sintomas… Vale ressaltar que nem todas as pessoas apresentam os sintomas, assim como algumas conseguem viver bem com o problema e muitas delas não. O que sabemos é que uma parcela mínima das mulheres brasileiras estão bem informadas sobre o climatério e a menopausa, o que é extremamente grave, diga-se de passagem.

A mulher em toda sua vida passa por dois ciclos distintos, a menarca, que é quando ocorre a primeira menstruação e a menopausa, que é o que citamos anteriormente. A partir dos primeiros sintomas da menopausa a mulher já deve de imediato procurar auxílio médico para aprender mais sobre esse problema e como contorná-los da melhor forma possível a fim de não sofrer, principalmente com os temidos fogachos, mais conhecido como a onda de calor excessivo, que é o aumento do calor corporal na parte superior do corpo devido há distúrbios de hormônios no corpo.

No período da menopausa uma das melhores formas de se viver bem é praticar exercícios físicos regularmente por pelo menos 45 minutos por dia, 4 vezes na semana. Na primeira semana pode-se começar com caminhadas leves e na segunda semana já pode-se fazer caminhadas moderadas respeitando sempre o limite de 5 km. Isso ajudará muito contra a insônia, por exemplo. Aliás, seu corpo ficará muito mais ágil e a fadiga, outro sintoma feroz da menopausa, não terá chances nenhuma.

Conciliar a prática de atividades físicas com uma alimentação saudável é essencial para o bom funcionamento do organismo, tudo isso agrega na qualidade de vida da mulher e ajuda no período da menopausa. Evitar ingerir alimentos que contenham muito sal ou açúcar é essencial para o organismo. Sempre prefira alimentos saudáveis e nada de refrigerantes e bebidas alcoólicas que só pioram o problema. Peixes que contem ômega 3 é um ótimo aliado contra a menopausa, leite que contém cálcio é essencial para controlar a osteoporose e suco de maracujá é perfeito para ajudar na irritabilidade causada pela menopausa.

Há ainda algumas saídas mais complexas para melhorar os sintomas da menopausa, como é o caso do TRH, que é a reposição dos hormônios, nesse caso com eles em perfeito estado, os sintomas somem, porém, será preciso sempre controlar, até porque a produção dele pelo organismo é mais baixa agora com a menopausa em alta no corpo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *