Alimentação Correta Diminuí Efeitos da Menopausa

Alimentação Correta Diminuí Efeitos da Menopausa

alimentacao-correta-diminui-efeitos-da-menopausa

A menopausa ocorre em mulheres entre 45 e 55 anos de idade mas isso varia muito, tudo depende da vida que ela levou, de como se alimentou e etc… A menopausa acontece quando a mulher já não menstrua mais há 12 meses e, isso acontece devido a baixa nos hormônios, principalmente o estrogênio. Com isso ocorre diversos problemas que acarretam em sintomas variados, como: ansiedade, irritabilidade, insônia, cansaço, suor noturno e ondas de calor de levar a depressão.

Felizmente há melhora significativa se seguido alguns passos básicos e, tudo isso é graças aos grãos, mais precisamente os cereais integrais, frutas e hortaliças também são ótimas fontes de nutrientes que auxiliam no tratamento deste problema. A mulher até chegar a menopausa tem um tempo de diminuição dos hormônios e este tempo é de 1 ano, com isso a menstruação já começa a ter um espaçamento cada vez maior entre elas, esse é o climatério e já há a possibilidade de diagnosticar o que virá em breve, portanto, dá para começar a se cuidar desde então para não sofrer tanto na menopausa e poder viver bem com a mesma.

Alimentos ricos em vitaminas E, C, D3, zinco, ácido fólico, selênio, cálcio e magnésio são essenciais ao organismo. Normalmente nessa época também surge a osteoporose e nada melhor do que o consumo regular de cálcio e de alimentos que o contenham, como o leite, por exemplo. Alimentos a base de soja como o tofu é um grande aliado e se possível beber suco a base de maracujá é superimportante para repor um pouco de hormônios que vão trazer mais relaxamento ao corpo e diminuir o sintoma da irritabilidade no organismo.

Para melhorar o bem-estar consuma cereais integrais, ovos e grãos, eles contêm triptofano, que ajudam na formação de neurotransmissores. Frutas cítricas já ajudam na síntese de hormônios ovarianos e o ácido fólico ajuda principalmente a repor o DNA do organismo o que contribui especialmente para diminuir o risco de câncer de mama, muito comum em mulheres que fazem reposição hormonal para diminuir os efeitos da menopausa, o ácido é facilmente achado em vegetais verdes escuros.

Também não adianta entupir o organismo de cálcio se o corpo não consegue fazer a absorção do mesmo, para isso ingira óleos vegetais que além disso, reforça o sistema imunológico. Castanha do pará contém selênio que é um poderoso antioxidante e que fortalece as funções cerebrais, na menopausa há em muitos casos lapsos de memória. O ômega 3 também é essencial nesta fase para melhorar as funções do cérebro e os impulsos nervosos, além disso, ele ajuda a regular a insulina no organismo e diminui o LDL, conhecido popularmente como colesterol ruim. Alimentos como linhaça e peixes de água fria são grandes fontes de ômega 3 que trazem todos estes benefícios ao organismo.

Ovos, aves e carne bovina contém proteínas de alto valor biológico que ajudam contra o enfraquecimento e principalmente contra o enfraquecimento dos músculos. E, agora que você já sabe a alimentação correta que diminuí os efeitos da menopausa, não perca mais tempo e os consuma o quanto antes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *