Além do Corpo; Os Sentimentos Também Mudam na Menopausa

Além do Corpo; Os Sentimentos Também Mudam na Menopausa

alem-do-corpo-os-sentimentos-tambem-mudam-na-menopausa

Que a menopausa muda o corpo da mulher disso ninguém tem quaisquer dúvidas, é simplesmente raro ver alguma mulher que não tenha tido nenhum sintoma nessa fase da vida, geralmente os sintomas mais comuns da menopausa são: suor excessivo, aumento de peso, calor excessivo, irritabilidade e insônia. Isso acontece pois o hormônio que está no organismo está com baixa produção desregulando assim todo o organismo.

Porém, não é só o corpo que muda na vida da mulher nesta fase que acontece entre os 45 e 55 anos de idade, os sentimentos também mudam e muito, devido até mesmo aos sintomas. Vale ressaltar que as mulheres passam por dois estágios na vida, o primeiro é a menarca que acontece na adolescência, menarca é nada mais nada menos do que a primeira menstruação, o segundo estágio é a menopausa, que está oficialmente caracterizada quando a mulher fica cerca de 12 meses sem menstruar, se ocorrer qualquer sangramento vaginal, seja ele de 4 em 4 meses, isso caracteriza ainda o climatério, é preciso que se fique 1 ano sem qualquer sangramento para estar oficialmente na menopausa.

A secura vaginal também é bem aparente na menopausa e isso dificulta a lubrificação e atrapalha o bem-estar do casal, mais um sinal de que a menopausa afeta os sentimentos. Neste caso a nossa recomendação é falar com a sua ginecologista para ela lhe receitar sessões de fisio e de psicoterapia, a duração é de 3 meses e os exercícios ajudam a fortalecer o períneo, com isso é possível ter mais prazer nas relações sexuais, até lá o recomendável é usar algum lubrificante vaginal receitado pela sua ginecologista.

Praticar exercícios físicos regularmente também é superimportante, comece com caminhadas leves na primeira semana por até 4 vezes na semana por no mínimo 45 minutos e máximo de uma hora. Já na segunda semana faça caminhadas mais moderadas ao mesmo tempo. Sempre caminhe por 4 a 5 km, além de ajudar na saúde física e mental, pois um dos sintomas da menopausa é o lapso mental, os exercícios também ajudam a emagrecer, ganhar peso é comum na menopausa então é preciso ficar atenta para todos os detalhes, a insônia é comum e caminhar cansa, com isso a sua noite de sono será muito mais fácil, já que você estará com o corpo cansado.

Evite a todo custo beber refrigerantes e cerveja, por exemplo, sal e açúcar em excesso faz mal a saúde, prefira sucos naturais, de preferência de maracujá, que ajudam contra o sintoma da irritabilidade na menopausa e faz você viver melhor com o problema. Sentir-se de bem com a vida e principalmente poderosa nesta fase é essencial para viver bem e melhor e, com estes passos acima você já estará um passo a frente em relação aos sintomas da menopausa que podem aparecer desde o climatério, portanto, consulte seu médico, coma saudavelmente e evite alimentos como os citados acima e faça exercícios físicos regulares para controle do peso e da mente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *