5 Verdades Sobre a Menopausa

5 Verdades Sobre a Menopausa

5-verdades-sobre-a-menopausa

A menopausa é superdifícil, só quem a vive diariamente sabe disso, porém, é possível viver bem com a menopausa, ela não é um bicho de 7 cabeças, é preciso saber conviver com a mesma pois é algo simplesmente inevitável, é uma fase da vida da mulher assim como a primeira menstruação (menarca).

Os sintomas mais comuns da menopausa é a secura vaginal, baixa na libido, ondas de calor insuportáveis, excesso de suor, aumento de peso, irritabilidade, osteoporose, depressão e muito mais. Felizmente os sintomas não aparecem em todas as pessoas e com uma alimentação saudável regada a atividades físicas regulares e principalmente com uma reposição hormonal de estrogênio e progesterona ou apenas um ou outro, é possível melhorar e muito a qualidade de vida da mulher nessa fase da vida.

A menopausa surge entre os 45 e 55 anos, nessa fase os ovários envelhecem e param de produzir os hormônios sexuais, com isso a menstruação vai ficando cada vez mais espaçada até cessar por completo. Uma mulher está oficialmente na menopausa quando já não menstrua mais por 1 ano, qualquer sangramento vaginal durante este período significa que a mulher ainda não chegou a menopausa.

Verdade n° 1 Sobre a Menopausa

O climatério é o período que antecede a menopausa, é quando o corpo está se preparando para essa difícil fase da vida, é onde a mulher sente os primeiros fogachos ou ondas de calor. Porém, muitas mulheres nessa época pensam que já não podem engravidar mais e param de tomar os métodos contraceptivos, é aí que surge o problema, acabam engravidando.

Verdade n° 2 Sobre a Menopausa

O principal sintoma da menopausa é o fogacho, que acontece mais precisamente na parte superior do corpo, na nuca e no rosto. O correto para aliviar estes sintomas é jogar água fresca na nuca e no rosto e também nos pulsos, nunca utilizar água gelada pois pode piorar significamente a situação.

Verdade n° 3 Sobre a Menopausa

Sim, é possível amenizar a menopausa da melhor forma possível se evitando hábitos nocivos a saúde, como fumar e beber refrigerante e principalmente bebidas alcoólicas que acabam prejudicando o organismo de uma forma geral. Prefira nessa fase da vida sucos naturais como o maracujá, que ajudará contra a insônia e contra a irritabilidade.

Verdade n° 4 Sobre a Menopausa

Mulheres obesas ou que sofrem de diabetes não devem de maneira alguma fazer tratamentos hormonais contra o problema, além disso, quem faz a reposição hormonal tende a ter mais chances de contrair o temido câncer de mama e, caso isso aconteça, será necessário fazer a mastectomia, ou seja, a retirada da mama por completo.

Verdade n° 5 Sobre a Menopausa

É indispensável a ida ao ginecologista todos os anos para ver as taxas de hormônios no corpo, principalmente para poder verificar a saúde do coração e de como anda a taxa de cálcio no organismo, taxa essa que é muito importante para evitar outro sintoma da menopausa, a osteoporose.

Essas foram as 5 verdades sobre a menopausa que você tinha de saber, daqui para frente fique sempre atenta a todos os sintomas do problema e visite o seu médico sempre que possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *