3 Sintomas da Menopausa

3 Sintomas da Menopausa

3-sintomas-da-menopausa

É simplesmente inevitável o esgotamento dos óvulos da mulher, porém, essa fase apesar de normal é um desafio e tanto para as mulheres, não é fácil saber de que a partir de um momento você não pode ser mais mãe, por essas e outras que a transição de climatério para Menopausa é tão dolorido para dezenas de centenas de milhares de mulheres.

Antes de qualquer coisa vale ressaltar que o climatério é o período pré-menopausa e a menopausa é nada mais nada menos o período em que a mulher já não menstrua mais por cerca de 1 ano, nesse momento ela está oficialmente em menopausa e o fim do ciclo ovulatório aconteceu. Os sintomas da menopausa são tantos que eu ficaria simplesmente horas e mais horas aqui os relatando e não acabaria mais, porém, citarei abaixo os 3 principais sintomas da menopausa e que certamente a grande maioria das mulheres terá.

1 – Fogacho

O afrontamento é o principal sintoma da menopausa, é a famosa onde de calor onde hora a mulher está com calor e hora ela está com extremos calafrios nas partes superiores do corpo. Cerca de aproximadamente 80% das mulheres sofrem desse sintoma e ele pode durar até 2 anos após o começo da menopausa. Infelizmente só 10% das mulheres param de ter este sintoma após o ter tido pela primeira vez.

Felizmente esse sintoma dura só 2 minutos e, acontece pela baixa produção de estrogênio pelo corpo o que acaba desregulando o termostato corporal. Ansiedade, tremores, palpitações e transpiração abundante são comuns com o aumento do calor corporal no organismo.

3 – Distúrbios do Sono

Muitas mulheres já tem certa dificuldade na hora de dormir, porém, isso aumenta drasticamente no período da menopausa ou até mesmo já no climatério, com cerca de impressionantes 7 anos antes da menopausa já é possível identificar esse sintoma importante da perturbação do sono. Mulheres deprimidas e com ansiedade tem mais chances de adquirir o sintoma de comparado a outras pessoas.

Este tipo de distúrbio também traz consigo confusão mental e principalmente baixa na libido, o que diminui o sexo e, que por fim, diminui a secreção vaginal, tendo a mulher, portanto, ter de usar outros meios para lubrificar a vagina durante o sexo.

3 – Suores Noturnos

Mais conhecido como fogachos no período da menopausa da mulher ou até mesmo como sudorese na terminologia médica, o suor em algumas mulheres antes, durante ou após a menopausa é comum e agravam os sintomas do problema de uma forma drástica, trazendo a mulher ainda outros sintomas que agravam a situação, como cansaço e irritação.

Porém, há como melhorar o suor noturno com um quarto bem ventilado, de preferência a partir de um ar-condicionado, um ventilador pode ajudar, porém, conforme o tempo for passando ele vai esquentando o ar e vai piorando a situação. Evite também a ingestão de bebidas alcoólicas pois podem piorar a situação.

Esses foram os 3 principais sintomas da menopausa que todas as mulheres um dia passarão, porém, há como melhorar e viver bem com a menopausa se tomada as devidas providências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *